X

NOSSA CIDADE / Nossa Cidade

O MUNICÍPIO DE GUAIRAÇÁ, SUA HISTÓRIA E SUA ESTRUTURA ATUAL

Fundado em 11 de novembro de 1961 e localizado na região noroeste paranaense, o município de Guairaçá, possui aproximadamente 6.562 habitantes, segundo estimativas do IBGE/2016.

O nome do Município faz referência ao grande Rio Guaíra e à lendária figura do índio Guairaçá e à última tribo que vivia na região.

Guairaçá encontra-se a uma altitude de 518 metros, e tem como clima predominante o subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes e geadas pouco frequentes, e com tendências de concentração das chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida. As temperaturas médias ficam entre 18° C e 22° C.

A cidade é encantadora e hospitaleira, sendo uma ótima opção para quem busca tranquilidade. Ela faz limites com os municípios de Amaporã, Loanda, Nova Londrina, Paranavaí, Planaltina do Paraná e Terra Rica

Em Guairaçá existem várias instituições bancárias, sendo elas: Posto avançado de atendimento (PAA); Posto de atendimento bancário eletrônico (PAE); Posto de atendimento cooperativo (PAC). Além de estabelecimento de Saúde, sendo um Hospital Municipal, um Posto de Saúde, e uma Clínica da Família.

De acordo com dados levantados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES, a população economicamente ativa está assim constituída: 65% na agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura; 13% no comércio; 13% na indústria e 9% na construção. 





Galeria de Fotos

Outros Artigos